sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Entrevistas.

No ultimo dia dezoito de outubro, conversamos com o corpo docente da unidade escolar Desembargador Luis Ambra, perguntamos aos mesmos o que eles achavam sobre a escola, eles disseram que houve muita evolução, do ano de inauguração até os dias de hoje.

Profº Nilza diz que:

    A qualidade profissional é rica, mas falta interesse dos alunos em querer por isso em pratica. Muitas vezes desinteresse no aprendizado, o professor pede e os alunos não realizam as atividades para o crescimento no rendimento escolar.
Julio Alves Rodrigues.

Distrito

Vila Curuçá é um distrito situado na Zona Leste da cidade de São Paulo.

História

A história de Vila Curuçá é a mesma do distrito de São Miguel Paulista e a parte leste do distrito do Jardim Helena, o início da exploração pelos portugueses ocorreu no início do século 17, com a doação de semarias a portugueses. Consta que entre o período de 1610 e 1611, o Bandeirante Domingos de Góes virou "sesmeiro" das terras da região do "boi sentado" que estão localizadas nas proximidades do Rio Tietê. Elas foram passadas para o controle dos padres carmelitas em 1621. Nesse período foi construída uma capela denominada Nossa Senhora da Biacica (esse nome vem do tupi "imbeicica" ou "cipó resistente", facilmente encontrado no rio Tietê), capela essa que é considerada como um marco da colonização da região. Por muito tempo Itaim Paulista e Vila Curuçá e a parte leste do Jardim Helena formavam um bairro só, chamado de "imbeicica", depois houve a separação.

Nesse distrito fica a sede da subprefeitura do Itaim Paulista e por isso, o senso comum da maioria das pessoas determina que Vila Curuçá seria uma bairro de Itaim Paulista, o que é desmentido pelos mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo.

Opções de Diversão

Nesse distrito existe uma unidade do CEU (Centro Educacional Unificado) chamado de "CEU Vila Curuçá", que funciona como escola de ensino infantil, ensino fundamental e centro de recreação para os habitantes da região. Além disso, no local funciona um telecentro que propricia acesso a internet para os mais pobres.

Próximo ao CEU Vila Curuçá existe um Clube da Cidade, se trata de um centro de diversão e recreação da Prefeitura de São Paulo, cujos centros semelhantes estão espalhados pela cidade. No local existem piscinas, quadras e outras atrações para receber os mais de 3000 visitantes a cada final-de-semana no verão e recebe os idosos para os bailes de terceira idade. O requisito fundamental é ser morador da Vila Curuçá ou do Itaim Paulista.

Nas mediações do Clube, há campos para a prática de futebol entre clubes amadores de diversas regiões e, diversos campeonatos ocorrem nos finais de semana. Há também um parque linear bastante frequentado pela população, principalmente da terceira idade,para a prática de caminhada e alongamento.

Nova Estação

O distrito de Vila Curuçá é beneficiado pela Estação da CPTM: Jardim Helena - Vila Mara, Inaugurada em 28 de maio de 2008. Estação que facilitará o acesso ao bairro, além de melhorar o comercio em geral.
História do bairro Jardim Nazareth
Jardim Nazareth é um bairro do distrito de Vila Curuçá, Área 3 - Zona Nordeste do município de São Paulo.
É também chamado de Jardim Nazaré, inclusive sendo utilizada essa grafia em letreiros de ônibus que têm o ponto final no bairro, entre os moradores do bairro e adjacências, em letreiros de comércios locais e mesmo entre instituições oficiais, tanto de ordem municipal, estadual ou federal.
A maioria dos moradores, por senso comum, considera o Jardim Nazaré como bairro do distrito de Itaim Paulista, uma outra parte o considera como bairro do distrito de Guaianases, no entanto, de acordo com os mapas oficiais da prefeitura do município, o bairro é parte do distrito de Vila Curuçá. A própria subdivisão indicada nas placas que informam os nomes das ruas, é ignorada pela grande maioria da população que considera-se apenas como parte da Zona Leste da Cidade de São Paulo. O bairro é um dos mais conhecidos na região e muitos moradores de bairros vizinhos com Jardim Quissisana, Jardim Rosina, Jardim Eva, Vila Luzimar, Vila Stela e Parque Dom João Nery se consideram como moradores do Jardim Nazaré.
A história da formação do Jardim Nazaré está diretamente ligada às formações dos bairros de Guaianases, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Itaquera. O bairro teve seu início às margens do córrego Lajeado, onde hoje é seu principal centro comercial, e posteriormente se estendeu até a antiga avenida dois, atual avenida Teodoro Bernardo do Nascimento, considerada pelos moradores como a divisa entre o Jardim Nazaré e o Jardim Robru, bairro vizinho que está entre os mais conhecidos da região. Até o princípio da década de 1980 o Jardim Nazaré era mais uma área rural dentre os bairros paulistanos mais distantes do centro da cidade.
A princípio o bairro atraía novos moradores devido ao seu baixo valor imobiliário e havia verdadeiros mini-latifúndios. A urbanização do bairro teve início com a pavimentação da estrada Dom João Nery e a construção de sua primeira escola, posteriormente houve a pavimentação da rua Gerônimo Barbosa da Silva, o fortalecimento de um pequeno comércio local na região do cruzamento entre essas duas vias anteriormente citadas e a criação de duas linhas de ônibus, para atender ao bairro, que na época tinham sua parada final na própria Estrada Dom João Nery.
A urbanização do bairro acelerou-se a partir de meados da década de 1980, quando começou seu crescimento rápido e desordenado, e com a chegada de uma grande massa de novos moradores, a maioria migrantes, especialmente provindos da Região Nordeste. Durante muito tempo o bairro foi um dos únicos da região que manteve uma extensa área verde que conservava uma rica fauna e flora da Floresta Atlântica, conhecida pelos moradores como "Mata da Paula".
O Bairro passou por vários programas habitacionais, dentre os mais conhecidos o conjunto habitacional Guaianases-C (Vila Conceição), o conjunto habitacional Chácara das Flores e o conjunto habitacional Dom João Nery (Lírios do Itaim).
Atualmente o bairro tem praticamente toda sua área urbanizada, passa por um processo de "desfavelização" e da chamada "Mata da Paula" muito pouco resta. Inclusive está em andamento um novo loteamento numa das áreas da "Mata da Paula", acabando cada vez mais com a pouca área verde da região. À beira da estrada Dom João Nery ainda há algumas antigas fazendas remanescentes do século XX, a maioria delas em processo de loteamento.
A maioria dos moradores do Jardim Nazaré é de origem nordestina, no entanto entre as famílias que moram a mais tempo no bairro há muitos descendentes de italianos, espanhóis e portugueses.
Educação
O bairro possui três escolas estaduais, a E.E. Profº Wilson Roberto Simonini, que a princípio chamava-se E.E.P.G. de Vila Conceição, e é a mais antiga do bairro, a E.E. Profª Rosarita Torkonian, que a princípio chamava-se E.E.P.G Jardim Quissisana, construída posteriormente para poder atender à crescente demanda do bairro, e uma nova unidade de ensino, que é uma expansão da E.E. Rosarita Torkonian, que se chamava E.E. Jardim Nazaré e a partir de 2010 passou a chamar-se E.E. Desembargador Luís Ambra; além de creches estaduais e CEI's municipais. O bairro possui também um instituto dedicado à educação e ao cuidado de crianças surdas, o Instituto Severiano Fabriani.
                  Henrique Ap. Romão Batista .
 
 
 
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

É difícil !

Como todos notaram esta difícil concluir o T.c.c um trabalho que envolve nossa vida , pois nos faz relembrar de momentos vividos,de pessoas,amizades entre outros sentimentos,hoje percebemos como era bom ter a inocência no olhar ,sem se preocupar com a sociedade e com o mundo a fora . Crescemos,criamos responsabilidades que a cada dia vão ganhado um peso maior em nossas vidas , oh como é bom relembrar a infância a época das brincadeiras ou melhor dizendo a época da felicidade !
  by:Lucas Weslley

sábado, 6 de outubro de 2012

Escola Estadual Desembargador Luis Ambra



 

O que tem na minha escola?


Possui?
Ensino Regular
Educação para e Adultos
Educação Especial
Atividades Complementar
Acessibilidade para Alunos
Sala de Diretoria
Sala de Professor
Laboratório de Informática
Laboratório de Ciências
Sala de Atendimento Especial
Quadra de Esportes
Cozinha
Sala de Leitura
Parque Infantil
Berçário
Alimentação
Recicla Lixo
Internet
Banda Larga
DVD
Impressora
Parabólica
Copiadora
Retroprojetor
TV
VHS

Escola em números


Numero de computadores para alunos
0
Numero de computadores para funcionários
02
Numero de sala de aula existente
14
Numero de sala de aula utilizada
14
Numero de funcionários
71

 

Estado de conservação - Prova Brasil 2011


Itens
BOM
REGULAR
RUIM
INEXISTENTE
Telhado
Parede
Piso
Entrada do Prédio
Pátio
Corredores
Salas de Aula
Portas
Janelas
Banheiros
Cozinha
Instalações Hidráulicas
Instalações Elétricas

Bom = adequado, Regular = necessita de pequena reforma, Ruim = necessita de grande reforma

Conservação dos equipamentos - Prova Brasil 2011


Itens
BOM
REGULAR
RUIM
INEXISTENTE
Televisão
Antena Parabólica
VHS
Xerox
Mimeógrafo
Projetor de Slides
Retroprojetor
Datilografia
Impressora
Som
Telefone
FAX
Computador

Depredação - Prova Brasil 2011


Itens
SIM
NÃO
Pichação de muros ou paredes das dependências internas da escola
Pichação de muros ou paredes das dependências externas da escola
Depredação de banheiros
Depredação de dependências internas da escola
Depredação de dependências externas da escola

Salas de aula - Prova Brasil 2011


Itens
SIM
NÃO
São iluminadas?
São arejadas?

Segurança - Prova Brasil 2011


Itens
SIM
NÃO
Existem muros, grades ou cercas em condições de garantir a segurança dos alunos? Caso existam buracos ou aberturas que permitam o acesso de estranhos?
Existe controle de entrada e saída de alunos?
Existe controle de entrada de pessoas estranhas na escola?
Os portões que dão acesso à parte externa permanecem trancados durante o horário de funcionamento da escola?
Existe algum tipo de vigilância para o período diurno?
Existe algum tipo de vigilância para o período noturno?
Existe algum tipo de vigilância para finais de semana e feriados?
Há algum esquema de policiamento para inibição de furtos, roubos e outras formas de violência?
Há algum esquema de policiamento para inibição de tráfico de tóxicos/drogas dentro da escola?
Há algum esquema de policiamento para inibição de tráfico de tóxicos/drogas nas imediações da escola?
A escola tem algum sistema de proteção contra incêndio (alarme de fumaça e temperatura, extintores contra incêndio, mangueiras etc.)?
As salas onde são guardados os equipamentos mais caros (computadores, projetores, televisão, vídeo etc.) têm dispositivos para serem trancadas (cadeados, grades, travas, trancas etc.)?
A escola apresenta sinais de depredação (vidros, portas e janelas quebrados, lâmpadas estouradas etc.)?
Existe uma boa iluminação do lado de fora da escola?
A escola adota alguma medida de segurança para proteger os alunos nas suas imediações?

Biblioteca - Prova Brasil 2011


Itens
Resposta
QUAL O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE UTILIZAM A BIBLIOTECA DURANTE O MÊS?
51% a 75%
EXISTE UMA PESSOA RESPONSÁVEL PELA BIBLIOTECA (BIBLIOTECÁRIO, PROFESSOR, OUTRA PESSOA)?
Sim
OS PROFESSORES REALIZAM TRABALHOS NA BIBLIOTECA, FAZENDO USO DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS?
 Quase sempre
OS ALUNOS LEVAM LIVROS PARA CASA?
SIM
OS PROFESSORES LEVAM LIVROS PARA CASA?
NÃO
MEMBROS DA COMUNIDADE LEVAM LIVROS PARA CASA?
NÃO
Conservação - Livros de estudo
BOM
Livros de literatura
Bom
Revistas de informação geral
BOM
Jornais
BOM
Revistas em Quadrinhos
BOM

 

                                                                    Nota sobre a escola

'Local passa por reforma'

Caio do Valle

Do jornal agora. 2011

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a escola Desembargador Luis Ambra passa por uma reforma de R$ 143 mil "que prevê a execução de um muro de arrimo, revisão do telhado, reparos na tubulação de água e esgoto, manutenção dos sanitários" e da iluminação da quadra.

 

                                                               

                                                                                    Lei

                          Decreto n° 51.275, de 16/11/2006


 

Ementa
DECRETO Nº 51.275, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006
Dá denominação de Desembargador Luis Ambra a unidade escolar da Secretaria da Educação localizada no Distrito de Vila Curuça
CLÁUDIO LEMBO, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, decreta:
                                                        Artigo 1°
A Escola Estadual Jardim Nazareth, no Distrito de Vila Curuça, Município de São Paulo, da Diretoria de Ensino - Região Leste 2, da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo, da Secretaria da Educação, criada pelo Decreto nº 50.498, de 24 de janeiro de 2006, passa a denominar-se Escola Estadual Desembargador Luis Ambra.
                                                        Artigo 2º  
Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 16 de novembro de 2006
                                                  Claudio Lembo
                           Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos
                                           Secretária da Educação
                                                   Rubens Lara
                                     Secretário-Chefe da Casa Civil
                  Publicado na Casa Civil, aos 16 de novembro de 2006.

 

Projeto - Autor
Promulgação
-
Executivo

 

Fonte
Republicação
DOE-I 17/11/2006, p. 1
-

 


 

Sem revogação expressa
 

 

DENOMINAÇÃO / EDUCAÇÃO / ESCOLA / "DESEMBARGADOR LUIS AMBRA" / VILA CURUÇA / CAPITAL

Henrique Ap. Romão.